Cascavel

Lago Municipal volta atingir o nível normal de vazão

Com mais de 80 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, água alcança nível do vert...

20 jan 21 - 13h15 Redação NPR Online
Lago Municipal volta atingir o nível normal de vazão

Nesta terça-feira (20), o Lago Municipal de Cascavel voltou a registrar a melhor vazão de água, quando comparado com janeiro de 2020. Naquele período, foram registrados 177 milímetros de chuva. Já nos primeiros 20 dias de 2021, o município registrou 231 milímetros de água – um aumento de 74%.

A estiagem em 2019 e 2020 fez com que os reservatórios de água que abastecem à cidade chegassem aos níveis críticos. No lago municipal, por exemplo, o vertedouro, sistema utilizado para nivelar a água, estava com sua vazão abaixo de 1,92 metro, registrado em dezembro do ano passado – hoje o lago encontra-se com a capacidade normal.

De acordo com dados técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, o volume estimado de água no lago é de 4 bilhões de litros. O Lago Municipal de Cascavel foi inaugurado em 11 de novembro de 1984 e é uma das principais fontes de abastecimento da cidade. A barragem, que ocupa 38 hectares, armazena as águas da Bacia Hidrográfica do Rio Cascavel, e que tem suas nascentes nas área do Zoológico e na área militar.

Nos últimos 20 anos, a média anual de chuva em Cascavel era de 2.000 milímetros. Porém, a necessidade para manter o lago e o reservatório que abastece a cidade é de 2.500, marca que chegou a ser superada em 2015, com o registro de 2.776 milímetros de água.

“No ano de 2020 a estiagem castigou os rios que abastecem nossa cidade como o Cascavel, Saltinho e Peroba e o impacto disso foi refletido diretamente no Lago Municipal. Felizmente o volume de chuvas cresceu, se comparado ao mesmo período do ano passado e o Lago, na data de hoje, finalmente em está em seu nível normal”, comemorou o Secretário do Meio Ambiente, Nei Haveroth.

“Iniciamos um grande estudo com a intenção de solucionar ou pelo menos minimizar os efeitos das estiagens para os próximos anos e acreditamos, sim, ser possível resolver com base em ações pontuais e estruturais, mas principalmente por meio de Educação Ambiental”, finalizou o secretário.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.