Cascavel

Primeira edição do Radar de Inovação chega ao fim transformando ideias em negócios

Programa teve 57 projetos inscritos, sendo 20 selecionados na primeira fase e desse...

03 dez 20 - 12h28 Redação NPR Online
Primeira edição do Radar de Inovação chega ao fim transformando ideias em negócios

Com muita emoção e sensação de dever cumprido, foi encerrado nessa quarta-feira (2), no auditório da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), o Edital Radar de Inovação. O programa criado pela Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) com a realização da Acic Labs, Sebrae,  Sicoob e apoio da Mackwave, iniciou suas atividades ainda antes da pandemia da Covid-19 e teve no total 57 projetos inscritos, sendo 20 selecionados na primeira fase e desses, seis foram finalistas e graduados.

O edital que possui como foco incentivar e promover a inovação foi um grande sucesso e para o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, os objetivos foram alcançados. “Essas startups se transformaram num CNPJ, ou seja, elas realizaram aquilo que era o nosso sonho e ideal desde o início: Transformar um produto em um negócio e um negócio em faturamento. Isso sim é startup e inovação”, enfatizou. Alcione anunciou ainda que, em 2021, um novo edital com muito mais recursos para esse tipo de empreendimento será lançado.

Mesmo com quase 95% das atividades feitas remotamente, os negócios puderam se desenvolver e, de acordo com o coordenador técnico da startup Underway, Luan Winter Souza, todos os ensinamentos contribuíram para o crescimento de sua ideia. “Eles trouxeram visões diversificadas devido ao conhecimento que possuem com modelos de negócios. Isso tudo gera muitos incites e foi de grande valor em nossa jornada, desde o desenvolvimento até a operação mercadológica”, agradeceu.

No evento de encerramento, as empresas tiveram cinco minutos cada (famoso pitch) para se apresentarem a especialistas do mercado, investidores, investidores anjos e para VCs (Venture Capitalists). Estiveram presentes também os grandes nomes do mundo da Inovação, Edson Mackeenzy e Karol Oliveira, que foram fundamentais durante todo o processo, prestando mentorias às startups.

Cascavel como modelo

O Município de Cascavel vem se tornando exemplo para o país quando o assunto é incentivo, a confirmação disso vem da diretora de Investimentos do Grupo 26 e Niac Brasil, Karol Oliveira, que ficou encantada com a iniciativa da Fundetec e seus parceiros.

“No Brasil você vai ver que tem muitos editais que possuem conteúdos, mentorias, workshops, mas na hora de investir em negócios que estão começando, não existe. Geralmente se pede tração, precisa de faturamento mínimo, precisa ter Y pessoas na startup, precisa pedir uma porcentagem, sempre necessita de algo a mais. Porém, o Radar de Inovação deu esse estimulo na base e para quem ainda nem tinha CNPJ. Isso eu afirmo que é raro de encontrar. Eu participei do Radar de Inovação e estou impressionada por tudo que ele proporcionou de conteúdo, mentorias, workshops, cursos on-line, conexão com investidores, mas também o aporte financeiro para aqueles que estão começando tracionar em seus produtos, isso é incrível”, destacou a especialista pernambucana eleita líder de Inovação Norte/Nordeste.

Ser uma cidade universitária é outro ponto que torna Cascavel um local propício para inovações. De acordo com diretor de Investimentos The Venture City, Edson Mackeenzy, é preciso utilizar essa mão de obra para melhorar e otimizar as oportunidades que as empresas do município oferecem. “É importante ter essas soluções aqui. Ter um espaço que ajuda no desenvolvimento, na criação dessas empresas, onde se consegue ao mesmo tempo ter gente da Fundetec, do comércio e de instituições financeiras dando suporte para esses empreendedores. É possível provocar essa densidade e dela, fortalecer ainda mais a região”, explicou Mackeenzy, eleito o melhor mentor do Brasil.

As seis Startups

Acácia: Plataforma para busca de profissionais de saúde que oferecem serviços de home care. Diferenciais: Facilitar o encontro e a contratação de profissionais qualificados para esse serviço.

Innagro: Desenvolvimento e entrega de equipamento de fácil transporte e manuseio, para captura, transporte e entrega de peixe para frigoríficos.

Diferenciais: Rapidez na entrega, reduzindo o tempo de baixa oxigenação e agilizando a cadeia produtiva no geral.

IPCMA: Indústria de filamentos para impressão 3D.

Diferenciais: Fornecimento de mtéria-prima de qualidade para o mercado Nacional e até Internacional (América do Sul).

PhotoFreela: Plataforma que atuará como rede dde contratação de fotógrafos e freelances.

Diferenciais: Sistema simples, prático e confiável, criado exclusivamente para atender esses dois profissionais.

Takk Kombucha: Kombucha, bebida à base de chá verde.

Diferenciais: Introdução de um novo hábito de consumo, com uma bebida rica em antioxidantes e ácidos benéficos.

Underway: Sistema de rastreamento e monitoramento de cargas.

Diferenciais: Aplicação intrínseca às embalagens dos produtos, sendo assim invisíveis a olho nu, visando combater ações criminosas e promover maior segurança e solidez no rastreamento e monitoramento.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.