Cascavel

Moto Segura: Operação dá ênfase à preservação da vida no trânsito

Pelo menos 120 motociclistas foram abordados nesta manhã (20) em ação educativa rea...

20 nov 20 - 14h42 Redação NPR Online
Moto Segura: Operação dá ênfase à preservação da vida no trânsito

 “A vida é bem mais importante”. Essa é a conclusão do trabalhador Carlos Alexandre dos Santos, que por alguns minutos ouviu atentamente a abordagem educativa realizada nesta manhã (20) por agentes da Transitar no Centro da cidade, durante mais uma Operação Moto Segura. Ele contou que na última semana perdeu um amigo em acidente de trânsito, um dos 25 motociclistas que entraram para a triste estatística da nossa cidade este ano, e vê com preocupação o alto índice de acidentes nas vias.

 “São vários fatores, como a pressa, a imprudência, a falta de respeito à sinalização, falta respeito com o outro também por parte dos motoristas, enfim, acredito que se cada um fizer a sua parte, poderíamos mudar esta realidade”, disse Carlos, que trabalha há 12 anos como entregador.

A ação teve justamente o objetivo de alertar quem está envolvido no trânsito diariamente e, muitas vezes, sequer percebe os riscos aos quais está exposto ou que expõe os demais, como não parar numa preferencial, avançar o sinal vermelho, deixar de usar os itens obrigatórios ou usar incorretamente, descuidar da manutenção do veículo, abusar da velocidade ou do excesso de confiança e, ainda, associar direção com celular ou bebida alcoólica, fatores que interferem na atenção.

Além das orientações de como se comportar no trânsito, mantendo a direção defensiva, os motociclistas também receberam antenas corta pipa para instalar na moto, como mais um acessório de segurança.

Correria x segurança no trânsito - Jeferson Nogueira, que também trabalha com entregas, aprovou a iniciativa. Ele disse que as educativas devem ser intensificadas para manter este alerta permanente a todos os condutores, tanto quem está na moto quanto quem está em outros veículos e percebe a operação, pois cada um pode melhorar as atitudes no trânsito. Nogueira contou que também está preocupado com aumento de acidentes graves e gravíssimos.

“A moto é uma condução perigosa e, se o condutor não souber manusear, o veículo se torna uma arma perigosa para todos os envolvidos no trânsito. Todo dia tem acidente com moto em Cascavel e isso me preocupa. Vejo que a correria é o fator responsável e isso é algo que pode trazer prejuízos à sociedade”, enfatizou o trabalhador.

Prevenir vidas é a maior missão - “Não é admissível perder mais vidas”, disse a encarregada do setor de Educação de Trânsito da Transitar, Luciane de Moura, que coordenou a abordagem dos agentes de trânsito.

Luciane reforça que o “trânsito não pode ser encarado como um lugar de risco, pois depende de cada um mudar a realidade, revendo atitudes, melhorando a empatia, respeitando as normas e contribuindo para evitar os acidentes. Num semáforo, por exemplo, quando a luz está no amarelo, ela já está em alerta, então já devemos reduzir a velocidade e não aumentar para cruzar rapidamente, se colocando em risco de perder a vida e potencializando o risco dos demais”.

Outra situação comum que observa-se em relação a motociclistas, principalmente entregadores com pressa, é o fato de circular pelas calçadas, colocando pedestres em risco, desrespeitando o Código de Trânsito ou, ainda, para encurtar distâncias, andando na contramão, outra atitude irregular, além do abuso na velocidade para chegar rapidamente ao destino.

“O fator pressa está em primeiro lugar, mas isso deve mudar, pois quem está esperando um produto pode aguardar um minuto a mais. É preciso manter a calma e respeitar a legislação acima de tudo, pois a vida deve prevalecer no trânsito. Não queremos falar de estatísticas e números. Queremos falar de vida, pois cada óbito que divulgamos, estamos falando de famílias inteiras enlutadas. Essa realidade precisa mudar.

Novas ações - A Transitar está intensificando todas as ações educativas. Na próxima semana serão realizadas atividades com foco no combate ao excesso de velocidade, uso de celular ao volante e à falta do cinto de segurança, além das demais regras do Código de Trânsito Brasileiro.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.