Cascavel

Laboratório Municipal recebe certificação de "excelência" do Prog. Nacional de Controle de Qualidade

Para obter certificado, é necessário nota igual ou superior a 80% de todas as prova...

18 nov 20 - 12h36 Redação NPR Online
Laboratório Municipal recebe certificação de "excelência" do Prog. Nacional de Controle de Qualidade

O Laboratório Central de Cascavel recebeu certificação de “excelência” do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que tem sede no Rio de Janeiro. Há dez anos, por força de lei, todos os laboratórios públicos ou privados precisam participar de avaliação externa de qualidade por um ou mais órgãos colegiados autorizados.

A avaliação é patrocinada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

A farmacêutica-bioquímica Nely Norder Tschurtshenthaler, coordenadora técnica do Laboratório Central de Cascavel, explica que a avaliação consiste em provas de realizações de exames de diversos setores do laboratório e que são ofertados à população.

“São analisadas também as chamadas amostras cegas, que a gente não conhece o resultado, e, com data e dias certos a gente envia esses laudos ao PNCQ, que tem sede no Rio de Janeiro. Atrelados a essas análises clínicas de amostras desconhecidas, tem também exames virtuais, de análises de imagens, que também são analisadas nesse pacote”, explica Nely.

Para obter o certificado, é necessário nota igual ou superior a 80% de todas as provas executadas, como práticas de análise de imagens, a parte de educação continuada, que são questões teóricas que avaliam o conhecimento de toda a equipe. “Isso coloca o Laboratório de Cascavel na vanguarda na área do diagnóstico para melhor atender a população de Cascavel”, observa a coordenadora.

O Laboratório Central de Cascavel possui um equipe de aproximadamente 50 profissionais de nível superior, médio e fundamental. Além disso, o laboratório conta com estagiários de nível superior do Curso de Biomedicina e oferece estágio supervisionado para duas instituições privadas de Cascavel.  

Referência - Em maio deste ano, o laboratório municipal foi certificado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) como referência para a realização de RT-PCR, o chamado exame padrão ouro na identificação da Covid-19.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.