Paraná

PUCPR Toledo realiza primeira Semana Acadêmica de Psicologia em formato virtual 

Palestras e minicursos serão transmitidos de forma totalmente online e gratuita...

26 out 20 - 17h26 Redação NPR Online
PUCPR Toledo realiza primeira Semana Acadêmica de Psicologia em formato virtual 

A psicologia no enfrentamento ao racismo, o seu diálogo com a filosofia e a literatura, além da importância da saúde mental durante a pandemia de Covid-19 estão dentre os temas da Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) Campus Toledo. Com o tema “A interface entre as Psicologias e as Práticas Emergentes”, o evento acontece entre os dias 26 e 30 de outubro de forma totalmente virtual e gratuita. 

Com palestras e minicursos ministrados por renomados especialistas da área, a Semana Acadêmica traz ainda reflexões sobre temas como o atendimento à mulher vítima de abuso sexual; o processo de luto em emergências e desastres; primeiros socorros psicológicos; e o papel da mulher no século XXI. 

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da PUCPR, Marcelo Horosteki, esta é a primeira Semana Acadêmica realizada no formato 100% online e reflete a adaptação do curso e dos acadêmicos aos tempos atuais de ensino diante da pandemia do novo coronavírus. “Vamos proporcionar uma imersão em importantes práticas emergentes das Psicologias, campos de atuações e novas áreas que o profissional pode atuar frente às demandas atuais e que estão surgindo. Então fica o convite para quem desejar participar e aprender junto com profissionais renomados e reconhecidos no mercado”, explica.  

As inscrições podem ser feitas através do link https://bit.ly/2TjVEWB  

Programação 

26/10 – Segunda-feira  - 8h30 às 9h 

Abertura do evento 

Participantes: Coordenador do Curso de Psicologia da PUCPR Campus Toledo Marcelo Horostecki, Diretor da PUCPR Campus Toledo Pedro Espinha e Presidente do Centro Acadêmico de Psicologia de Toledo Carolina Teixeira Vaz 

Mediadora: Prof. Adriana Dias Basseto  


9h às 11h 

Palestrante: Regina Marques de Souza Oliveira / Psicóloga, psicanalista e professora e supervisora clínica na UFRB 

Tema: Cientistas negros da Psicologia 

Moderador: Prof. Ronaldo Adriano Alves Dos Santos 


19h15 às 21h

Palestrante: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo / Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro 

Tema: A clínica psicológica em diálogo com a filosofia e com a literatura 

Moderadora: Prof. Adriana Dias Basseto 


27/10 – Terça-feira  - 9h às 11h - Mesa redonda 

Palestrantes: Marisa Souza / Acadêmica do 8º período do curso de Psicologia da PUCPR; Julia Bartsch / Psicanalista e Psicóloga e Camila Amaral / Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie SP e que, atualmente, estuda Counselling Psychology pela City Colleges Dublin 

Tema: Atuação e formação de psicólogos internacionalmente  

Moderador: Prof. Júlio Daniel Do Vale 


19h15 às 21h 

Palestrantes: Katya Luciane de Oliveira / Professora Associada do Curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina/UEL e Daniela S. Zanini / Professora Adjunta II do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUCGO) 

Tema: O processo de construção e validação de testes psicológicos  - Moderadora: Prof. Karin Barbato Klein 


28/10 – Quarta-feira - 9h às 11h 

Palestrante: Maiara de Souza Benedito / Psicóloga e pesquisadora das relações raciais e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) 

Tema: Práticas em psicologia clínica no enfrentamento ao racismo 

Moderadora: Acadêmica Carolina Teixeira Vaz  

19h15 às 21h 

Palestrante: Daniela Pedroso / Psicóloga do Núcleo de Violência Sexual e Aborto Previsto em Lei do Centro de Referência da Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byington e membro do Grupo de Estudos sobre Aborto (GEA) 

Tema: Atendimento à mulher vítima de

Via: Assessoria PUCPR Toledo - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.