Cascavel

Justiça manda dono de perfil no Facebook retirar fake news contra Paranhos

Montagem difamatória e caluniosa foi postada por um usuário da rede social Facebook...

17 out 20 - 12h31 Redação NPR Online
Justiça manda dono de perfil no Facebook retirar fake news contra Paranhos

Espalhar montagens com fake news (notícias falsas) por redes sociais pode significar dor de cabeça para aqueles que usam mentiras com o objetivo de prejudicar candidatos envolvidos no processo eleitoral.

Foi o que aconteceu com o internauta Adilson Dilmar Dudeck, que decidiu subir em seu perfil um vídeo que traz notícias falsas com o propósito de induzir o eleitor a acreditar que o candidato a prefeito Leonaldo Paranhos é ficha suja.

O juiz eleitoral Marcelo Carneval expediu liminar, na noite de ontem (16), que obriga o internauta a retirar a postagem, em 24 horas, e deixar de compartilhar o conteúdo, sob pena de pagar multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento. 

A sentença atinge também o Facebook Brasil.  Para o magistrado, as montagens no vídeo “retratam flagrante violação à legislação eleitoral, implicam na retirada de circulação do material danoso para manutenção da lisura na veiculação da propaganda eleitoral”. 

O juiz afirmou ainda que o conteúdo, aparentemente, registra caráter calunioso e difamatório. Um dos exemplos citados pelo magistrado foi o fato de o autor da postagem se referir a Paranhos como “prefeito da pinguela do lago e das super lixeiras.”

O autor da postagem será notificado pela Justiça Eleitoral e terá dois dias para se defender dos ataques mentirosos proferidos contra Paranhos.

Via: Assessoria PSC - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.