Paraná

Deputado reivindica pista de caminhada para romeiros na PR-497

O pedido é para que os romeiros que anualmente fazem a peregrinação entre essas....

14 out 20 - 21h03 Redação NPR Online
Deputado reivindica pista de caminhada para romeiros na PR-497

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) protocolou nesta quarta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Paraná o envio de um expediente ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e ao diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti Saboia, solicitando a construção de uma pista de caminhada em aproximadamente 35 quilômetros da PR- 497, entre os municípios de São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia. “O pedido é para que os romeiros que anualmente fazem a peregrinação entre essas cidades trafeguem com segurança, principalmente na semana do dia 12 de outubro, em razão da celebração do dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida”, explicou.

O parlamentar ressaltou que o maior monumento do país em homenagem à santa, com 26 metros de altura, fica situado em Itaipulândia. “Isso faz com que o local seja um dos mais cobiçados roteiros religiosos do Paraná, talvez até do Brasil”, afirmou o deputado, que já apresentou um projeto de lei inserindo o Santuário de Nossa Senhora Aparecida no roteiro oficial de turismo religioso do Estado e incluindo a peregrinação no calendário oficial de eventos do Estado do Paraná. Segundo ele, muitos cidadãos fazem suas preces e pagam suas penitências no atrativo e um grande número de pessoas realiza caminhadas de longa distância com destino ao Santuário. 

“Na última segunda-feira, dia 12 de outubro, em plena pandemia da covid-19, cerca de 30 mil fiéis se deslocaram até Itaipulândia para visitar o monumento, que em épocas normais costuma receber, em média, 50 mil pessoas”, destacou. O deputado salientou que atualmente os romeiros são obrigados a fazer a jornada em pista sem acostamento, em meio aos carros. “Diante disso, é inegável a necessidade de construção de pista própria para caminhada, sinalizada e iluminada, para que os peregrinos façam o trajeto com segurança e o mínimo de conforto”, enfatizou. Além disso, apontou que a obra será uma permanente ferramenta de incentivo ao esporte na região.

Via: Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Dálie Felberg


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.