Cascavel

Café na Passarela e Operação Moto Segura abrem a Semana Nacional de Trânsito em Cascavel

Em todo o Brasil, atividades alertam para o tema “Perceba o Risco, Proteja a Vida”....

18 set 20 - 17h34 Redação NPR Online
Café na Passarela e Operação Moto Segura abrem a Semana Nacional de Trânsito em Cascavel

A Semana Nacional de Trânsito 2020 começou hoje (18) em todo Brasil e segue com ampla programação até o dia 25 de setembro. Implantada em 1997 junto com o Código Nacional de Trânsito, a atividade visa incentivar um comportamento seguro e responsável de todos os envolvidos no trânsito. Em Cascavel, neste primeiro dia, pedestres e motociclistas estiveram em foco, com abordagens organizadas pelo Cotran (Comitê Intersetorial de Trânsito), do qual a Transitar (Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania) também faz parte, junto com as demais forças de segurança e órgãos de saúde.

Nesta manhã (18), agentes do Setor de Fiscalização de Trânsito e a equipe de Educação de Trânsito da Transitar participaram do “Café na Passarela”, organizado pela Ecocataratas com apoio do Cotrans, orientando a travessia segura de pedestres e ciclistas, na passarela do Trevo Cataratas.

Operação Moto Segura

Também nesta manhã (18), visando aumentar a segurança de motociclistas, agentes da Transitar - com apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde – realizaram a Operação Moto Segura em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. A caixa de abordagem educativa durou cerca de uma hora e alcançou pelo menos cem motociclistas.

A promotora de vendas Dulcilene Rodrigues de Campos foi abordada e aprovou a iniciativa. Ela disse que é interessante que a educação seja feita de forma permanente, “porque existem motociclistas e motoqueiros e, às vezes, a gente paga pelo motoqueiro, que é aquele que não respeita as leis, faz curvinhas e provoca acidentes. Orientação é sempre bem-vinda!”

O construtor Eri Rogério também foi abordado e considerou positivo o cuidado com a vida, “pois acidentes muitas vezes ocorrem porque as pessoas estão muito preocupadas com o dia a dia e descuidam do trânsito e dos demais; então é importante alertar para que todos fiquem mais atentos e redobrem a atenção com o ocorre ao redor”. 

Aumento de 200% nos óbitos de motociclistas

De janeiro a agosto de 2019 foi registrado um total de 585 acidentes com motos em Cascavel; este número caiu para 482 (- 17,61%) em igual período deste ano, contudo, a gravidade aumentou: no mesmo período, o número de mortes cresceu 200%, passando de três óbitos em 2019 para nove em 2020.

“Enfocamos o motociclista, principalmente aqueles que atuam com motofrete, pois houve um aumento de óbitos e na gravidade dos traumas. Esse é um público bastante vulnerável no trânsito, que precisa ser respeitado e respeitar mais as normas para que a vida seja preservada”, enfatizou a encarregada do Setor de Educação de Trânsito da Transitar, Luciane de Moura.

Ação intersetorial

As ações em Cascavel seguem até o dia 25 de setembro e concentram as atividades presenciais também do Movimento Maio Amarelo, transferidas devido à pandemia. A organização é das entidades e órgãos que compõem o Cotran (Comitê Intersetorial de Trânsito)/PVT (Programa Vida no Trânsito) e seguem as orientações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que manteve o tema “Perceba o Risco, Proteja a Vida”.

Próximas atividades

Dia 19 (Sábado)

8h às 10h – No SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) 4 da  Ecocataratas, junto com a PRF será realizada a ação “Ciclista em Trânsito”, com orientação para ciclistas quanto à segurança e comportamento.

16h - Na Av. Brasil/Praça da Bíblia - A Transitar fará a ação “Ciclista em Trânsito” com orientação para ciclistas quanto à segurança e comportamento.


Dia 21 (segunda-feira) 

9h - Na Rua 7 de Setembro x Av. Brasil – Realização da Ação “Cidadão em Trânsito” – Com abordagem em geral de veículos e pedestres, com orientações diversas sobre o trânsito, com apoio do Centro de Formação de Condutores Capital.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.