Cascavel

Unioeste desenvolve novo tipo de álcool em gel

Professores e alunos que atuam na Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste...

22 abr 20 - 21h46 Redação NPR Online
Unioeste desenvolve novo tipo de álcool em gel

Professores e alunos que atuam na Farmácia Escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, encontraram uma nova alternativa de produção do álcool em gel em meio à falta do produto carbopol para sua produção em maior escala. Em relação ao custo esse novo produto é equivalente ao tradicional.

O produto a base de hidroxietilcelulose é uma nova solução, resultante de várias técnicas e comparações ao carbopol, produto gelificante já preconizado na Farmacopeia Brasileira e que está escasso no mercado. “Nós desenvolvemos uma técnica diferente e comparamos com o produto preconizado”, explicou a coordenado do projeto intitulado “Manipulação de álcool 70% para setores da Unioeste”, Ionete Lúcia Milani Barzotto, salientando ainda que foram realizadas diversas pesquisas bibliográficas e muitos testes até se chegar ao produto final. “Por fim, tive a ideia de aquecer o agente gelificante com a quantidade de água necessária para preparar o álcool à 70%, e acrescentar o álcool depois de resfriada a mistura”, comento.

A atividade que funciona desde 2014 atendia apenas a comunidade interna da Unioeste como às clínicas de Fisioterapia e Odontologia; o Laboratório de Anatomia e demais laboratórios; além da Farmácia escola. “Toda a demanda produzida era apenas para desinfecção de bancadas, materiais e mãos. Após o surto da COVID-19, passamos a atender o HUOP, a Polícia Militar, a Receita Federal, os demais campi e as áreas administrativas da Unioeste”, conclui.

A distribuição é gratuita, porém Ionete salienta que o produto não está aberto à comunidade, apenas para Instituição sendo que o excedente vem sendo doado para algumas instituições. “Nossa prioridade agora é atender a demanda do Huop. Lá estamos enviando 76 litros de álcool gel 70% por semana”, finaliza.

Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.