Cascavel

Ação educativa sensibiliza para o respeito às vagas exclusivas de idosos e da pessoa com deficiência

Durante uma hora, cadeiras de rodas ocuparam vagas de veículos no Centro da cidade,...

22 jul 20 - 17h43 Skalet Fernanda
Ação educativa sensibiliza para o respeito às vagas exclusivas de idosos e da pessoa com deficiência

“Acredito que no trânsito, deve haver lugar para todos, com direitos iguais”, disse a aposentada Jussara Bueno, que nesta manhã (22) - assim como centenas de pessoas que circularam pela Avenida Brasil em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida - presenciou a ação educativa realizada pela Cettrans/Transitar com apoio dos demais órgãos que integram o Cotrans, visando sensibilizar para o respeito às vagas exclusivas de idosos e de pessoas com deficiência, como parte da programação educativa voltada ao Dia do Motorista (25 de julho) e Dia do Motociclista (27 de julho).

Jussara passou pelas seis vagas que ficaram ocupadas por cadeiras de rodas cedidas pela Adefica para a atividade educativa, e conseguiu uma vaga livre somente mais adiante. Ela avaliou de forma positiva a mensagem. “Considerei excelente a iniciativa, pois é preciso refletir e conscientizar. Todos devem respeitar o direito dos demais”.

Durante uma hora as cadeiras especiais ficaram estacionadas no lugar dos veículos, visando provocar reflexão e empatia nos condutores e pedestres que passaram pelo local. “O que se observa, muitas vezes, é a falta de compreensão ao direito do outro. A legislação reserva até 5% das vagas, porém o cidadão que, normalmente está com pressa, ao avistar uma vaga aparentemente ociosa, acredita que é um direito dele utilizar a mesma; contudo, é justamente nesse momento que uma pessoa com mobilidade reduzida e que depende daquela vaga especial chega e não consegue estacionar. Vagas exclusivas, não somente em via pública, mas em shoppings, supermercados e demais locais de grande circulação, são demarcadas a esse público porque existe uma necessidade especial”, explicou a coordenadora de Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar, Luciane de Moura.

As desculpas que os condutores que usam indevidamente as vagas exclusivas dão aos agentes de trânsito quando abordados são as mais diversas e, algumas dessas frases foram fixadas hoje (22) nas cadeiras de rodas para reforçar a mensagem. “São só 5 minutinhos”; “Só foi até ali pagar um boleto”; “Puxa vida, não vi que era uma vaga exclusiva”; “Essa vaga é sua? Já estou saindo”; Vou ali e volto já”, entre outras.

Dia do Motorista e Dia do Motociclista

Luciane lembra que a ação, que já havia sido realizada cerca de três anos atrás, foi uma alternativa de abordagens sem contato presencial encontrada para driblar as restrições da pandemia e levar uma mensagem de reflexão à sociedade nesta data que se quer chamar atenção para a gentileza e o respeito às leis de trânsito.

“Devido à pandemia as ações presenciais ficaram novamente comprometidas, mas precisamos manter o debate permanentemente aberto, então viemos para a rua com esta mensagem, que fala por ela mesma; estamos diariamente, até o dia 31 de julho, reforçando as atividades educativas via redes sociais, lembrando a importância de mantermos nossa responsabilidade enquanto cidadãos ativos do trânsito, para mais vida e menos mortes nas vias”.

Sobre as vagas exclusivas

Idosos e pessoas com deficiência física têm garantido, por lei federal, o direito de estacionar em vagas exclusivas demarcadas, inclusive nas áreas do EstaR (Estacionamento Regulamentado), desde que tenham uma Credencial, que é de uso obrigatório em todas as vagas reservadas, localizadas ou não em áreas do EstaR.

É preciso lembrar que para utilizar as vagas demarcadas nas áreas de estacionamento regulamentado é obrigatório, além da Credencial fornecida pela Cettrans, o uso do parquímetro ou do cartão do EstaR.

Como usar a Credencial

Veículos estacionados nas vagas reservadas devem exibir a Credencial de Estacionamento Especial no interior, sempre em local visível, pendurada no retrovisor interno ou sobre o painel com a frente voltada para cima, para efeito de fiscalização.

Onde solicitar a Credencial

O pedido de Credencial pode ser protocolado, gratuitamente, na Cettrans/Transitar, no Terminal Rodoviário de Cascavel, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Veja qual a documentação no site da Cettrans: https://www.cettrans.com.br/pagina.php?id=78

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.