Cascavel

Dia do Motorista/Motociclista: mobilizações virtuais visam conscientizar por mais vida no trânsito

Cettrans/Transitar e demais órgãos do Cotrans realizarão ações educativas digitais...

20 jul 20 - 12h18 Redação NPR Online
Dia do Motorista/Motociclista: mobilizações virtuais visam conscientizar por mais vida no trânsito

As datas de 25 e 27 de julho são dedicadas a homenagear duas importantes categorias que, diariamente, estão expostas aos riscos do trânsito: motoristas (25) e motociclistas (27). E, para marcar as próximas duas semanas, de hoje (20) até o dia 31, a Cettrans/Transitar e os demais órgãos que integram o Cotrans (Comitê Intersetorial de Trânsito) de Cascavel, por meio do PVT (Programa Vida no Trânsito) trabalharão com ações que visam conscientizar e chamar atenção, mais uma vez, para a prevenção.

Esta primeira semana enfocará o motorista, desde os caminheiros e demais trabalhadores profissionais, até o condutor de veículos para o deslocamento diário e os eventuais, que pegam a direção somente algumas vezes por semana ou mês, enfim, todo cidadão habilitado a dirigir um veículo automotor, para não apenas homenagear, mas reforçar e alertar sobre a responsabilidade que implica estar na direção. Além de mensagens por meio das redes sociais, os organizadores pretendem desenvolver no meio da semana uma ação educativa presencial no Centro da cidade, respeitando as recomendações dos órgãos de saúde devido à pandemia.

De acordo com a coordenadora do setor de Educação de Trânsito da Cettrans/Transitar, Luciane de Moura, que também integra o Cotrans, assim como ocorreu com o Maio Amarelo, a mensagem desta data terá de chegar à população novamente pelos meios virtuais devido às restrições impostas pelo coronavírus. “O ideal seria uma programação mais efetiva com os condutores, na via pública, mas usaremos de criatividade para reforçar o alerta e manter o debate”.

Motociclistas já representam 40% das mortes no trânsito

O coordenador do Cotrans, major Amarildo Ribeiro, do 4º Grupamento de Bombeiros, explica que a grande preocupação este ano está ligada ao crescente número de mortes em acidentes graves e gravíssimos envolvendo motociclistas. Por isso, a data este ano serve também de alerta.

“Até o momento - janeiro a julho - registramos em toda a circunscrição de Cascavel - perímetro urbano e rodovias - 32 óbitos gerais e, desses, 13 são motociclistas [40,62% dos óbitos]. Estamos trabalhando diariamente para que essas estatísticas mudem, contudo, é preciso maior conscientização para que as pessoas deem maior valor à vida, respeitando as leis de trânsito”, enfatiza o major.

Segundo ele, os principais fatores de risco dos acidentes analisados continuam sendo o excesso de velocidade, a falta de atenção, a associação de álcool e a direção e o transitar por locais inapropriados.

Tripé: educação, fiscalização e engenharia

Toda análise de acidente leva em consideração o tripé educação de trânsito, fiscalização e engenharia e o Cotrans aponta esses investimentos em cada setor sempre que há necessidade. “Em todos, contudo, a educação de trânsito sempre é prioridade junto com as demais, uma vez que somente com conscientização e mudança de atitudes teremos estatísticas diferenciadas”.

Sobre a mobilização dos próximos dias

O material dessas duas semanas será disponibilizado via redes sociais oficiais do Município e dos órgãos que integram o Cotrans: Cettrans/Transitar, PRF, PRE, PM, GM, Corpo de Bombeiros, Samu, 7ª Ciretran, Conseg, 10ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Sest/Senat, Rodovia das Cataratas e Escola Pública de Trânsito do DER.

Segundo Luciane de Moura, todo ano são realizadas atividades presenciais nesta data, como blitz educativa, exposição de veículos acidentados e simulações de acidentes para chamar atenção dos condutores, contudo, para seguir as orientações dos órgãos de saúde, que recomendam ainda o distanciamento social, não será possível nem mesmo distribuição de material impresso.

Pelo menos uma ação em via, de forma silenciosa e educativa, já está sendo organizada para esta quarta-feira (22), na região central, chamando a atenção para o respeito e a gentileza no trânsito, com horário a ser definido.

Também serão realizadas lives e divulgados vídeos educativos pela página oficial da Prefeitura de Cascavel.

Perceba o Risco, Proteja a Vida!

Estas atividades seguem o lema do Maio Amarelo deste ano, "Perceba o Risco. Proteja a Vida!, que teve ações virtuais no mês de maio e ações presenciais transferidas para o mês de setembro, junto com a Semana Nacional do Trânsito.

Via: Portal do Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.