Cascavel

TransitANDO LEGAL chega à Escola Municipal Dilair Fogaça, na região sul da cidade

Projeto que contempla sinalização mais adequada no entorno da instituição escolar é...

13 jul 20 - 15h33 Atualizado 13 jul 20 - 15h56 Luiz Felipe Max
TransitANDO LEGAL chega à Escola Municipal Dilair Fogaça, na região sul da cidade

A comunidade escolar e os moradores do entorno da Escola Municipal Dilair Fogaça, localizada no Território VI - região sul da cidade - estão recebendo hoje (13) o Projeto TransitANDO Legal. A equipe de sinalização da Cettrans/Transitar iniciou os trabalhos pela manhã na Rua Gurgel, em frente à escola, e deve concluir toda a adequação da quadra até amanhã (14).

A equipe está reforçando a orientação horizontal e vertical de embarque e desembarque geral na escola; instalando placa de pessoa com deficiência e veículos escolares autorizados no estacionamento; executando a pintura de faixas de pedestres nas ruas Gurgel x Universitária (quadrado) e Gurgel x Ciências Sociais (quadrado) e pintura de legenda de “área escolar” na Rua Gurgel e na Rua Universitária.

Em conjunto a Divisão de Engenharia de Trânsito da Companhia, a direção da escola, representantes da associação de moradores, membros do Território Cidadão e da Secretaria de Educação definiram as melhorias e elencaram as principais necessidades. De acordo com a diretora da escola, Cristiane Ribeiro Bueno, além de todo trabalho de reforço na atual sinalização, foi reivindicado uma lombada na Rua Universitária para evitar acidentes nas proximidades da escola, e um recuo de calçada para facilitar o embarque e desembarque em frente à escola, melhorias que a Cettrans está solicitando à Secretaria de Obras.

“A sinalização está recebendo um reforço muito positivo no entorno, favorecendo toda a comunidade neste período em que, embora com restrições, os pais estão vindo até a escola para retirar atividades e há circulação de pessoas e de veículos”, enfatizou.

Para a presidente da Associação de Moradores, Sandra Gehlen Solvan, antes a faixa de pedestres estava instalada apenas do lado esquerdo da entrada da escola e, agora, também foi pintada do lado direito, atendendo à reivindicação da comunidade, facilitando a travessia segura. “Este é um momento propício para se fazer os trabalhos, pois não há aglomeração de pessoas e de carros, mas já estamos sentindo um ganho porque a comunidade transita muito nesta região; mesmo sem aulas temos outras atividades nas proximidades, como da igreja, por isso solicitamos a lombada”.

Cronograma do programa

Lançado em junho, o projeto já foi levado ao Jardim Colmeia, no Território V, atendendo todo o entorno da Escola Municipal Prof.ª Arminda Tereza Villvvock; e contemplou também a Escola Municipal Maria Fanny Q. de Araújo e o Cmei Alzira Pires Stocker, no Bairro Pacaembu, Território X.

De acordo com o engenheiro de trânsito da Cettrans//Transitar, Juliano Denardin, caso o clima permita, ainda esta semana o cronograma do TransitANDO Legal avançará para mais duas instituições de ensino.

O projeto está previsto para 18 unidades, entre escolas e Cmeis. Em alguns bairros, as duas instituições estão na mesma quadra, além da unidade de saúde.

Via: Redação/Portal do Município de Cascavel - Foto: Vanderlei Farias


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.