Brasil

Eventos virtuais celebram em Brasília Dia Mundial da Criatividade

Instituída em 2017 pela ONU, data conscientiza sobre inovação...

20 abr 20 - 05h00 Luiz Felipe Max
Eventos virtuais celebram em Brasília Dia Mundial da Criatividade

Além de aniversário de Brasília, 21 de abril marca uma data internacional instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Criado em 2017 com o apoio de 80 países, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação busca conscientizar a população mundial sobre iniciativas para a solução de problemas no avanço das metas de desenvolvimento sustentável.

Em Brasília, o Dia Mundial da Criatividade terá 21 atividades programadas para terça-feira (21) e quarta-feira (22). Os eventos vão de oficinas de crochê a palestras sobre economia criativa e sobre melhoria na acessibilidade a estudantes com deficiências auditivas. A programação está listada na página comemorativa.

Por causa do isolamento social adotado para conter a disseminação do novo coronavírus, as atividades serão realizadas de forma virtual, por meio de transmissões ao vivo pela internet. Os interessados precisam se inscrever. Basta clicar na atividade desejada e fornecer nome completo e e-mail.

Coordenadora dos eventos no Distrito Federal, Anne Mendes diz que a inovação representa uma ferramenta fundamental para a transformação da sociedade. Embora a pandemia tenha alterado toda a programação, que previa encontros presenciais, ela diz que a nova dinâmica das transmissões ao vivo pela internet ampliou o alcance das iniciativas.

“A organização central do evento resolveu transformar tudo em remoto, e todo mundo teve que se adaptar ao novo formato. Foi muito bacana porque quase todos os inspiradores toparam o novo desafio, e o evento acabou oferecendo mais opções, já que agora podemos assistir a palestras de pessoas do mundo inteiro”, afirma Anne.

A coordenadora destaca que a coincidência entre a data e o aniversário de Brasília torna o evento ainda mais especial, mesmo com a concorrência em relação aos festejos na cidade. “Acho que é mais um desafio, já que sempre tem tanto evento na cidade [em 21 de abril]. Por outro lado, é mais uma forma de nos unirmos pela criatividade para criar um evento atrativo e, claro, de mostrar que a cidade tem espaço pra todo mundo”, declara.

Metas

As metas de desenvolvimento sustentável reúnem 17 ações globais que buscam alcançar um futuro melhor e mais sustentável para a humanidade. Definidas em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, as ações devem ser cumpridas até 2030. No Brasil, a data é celebrada desde 2018, quando as associações ProjectHub e LabCriativo promoveram eventos em 13 cidades brasileiras.

As metas são ausência de pobreza; zero fome; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo responsáveis; ações para evitar as mudanças climáticas; preservação da vida aquática; preservação da vida terrestre; paz, justiça e instituições fortes; e parcerias para atingir as metas.

Via: Redação/Agência Brasil - Foto: Marcello Casal Jr


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.