Paraná

"Ciclone bomba" atinge o Paraná: fortes temporais e ventos podem se chegar a 90km/h em Cascavel

Apesar do termo parecer assustador, o fenômeno provoca, apenas, uma queda rápida da...

30 jun 20 - 13h48 Atualizado 30 jun 20 - 13h57 Redação NPR Online
"Ciclone bomba" atinge o Paraná: fortes temporais e ventos podem se chegar a 90km/h em Cascavel

Nesta terça-feira (30), o fenômeno ciclogênese explosiva, conhecido como ‘ciclone bomba’, atinge o Paraná com fortes temporais e rajadas de vento.

Apesar do nome assustar, Paulo Barbieri, que é meteorologista do Simepar, tranquiliza a população e afirma que é um fenômeno comum. “Ele vai se posicionar sobre o oceano e vai causar muito vento, nada de diferente dos outros ciclones que já passaram pelo Estado.”

O ‘ciclone bomba’ é comum no inverno, porém, ocorre com mais frequência no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos. No Atlântico Sul, é mais comum na costa da Argentina ou no cinturão de baixa da Antártida.

Apesar do termo ser assustador, o fenômeno provoca, apenas, uma queda rápida da pressão atmosférica e ele se forma quando o ar frio se choca com o ar mais quente. Os ventos fortes criam um efeito de centrifugação, por isso, o nome de ciclone.

OESTE - Tempestades podem avançar sobre Cascavel nas próximas horas com rajadas de vento de até 90 quilômetros por hora, segundo o Simepar.

Via: Redação/Com informações do Paraná Portal - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.