Cascavel

Parceria garante doação de pães e kits de hortaliças em Cascavel

Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) está doando 600 pães e 600 kits de horta...

17 abr 20 - 16h13 Redação NPR Online
Parceria garante doação de pães e kits de hortaliças em Cascavel

A Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) está doando 600 pães e 600 kits de hortaliças por semana a pessoas em situação de vulnerabilidade social da região Oeste do Estado. A ação – uma parceria entre o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), o Conselho da Comunidade do município e o Provopar Estadual – começou nesta quinta-feira (16), quando metade da demanda semanal foi atendida. O restante foi entregue na manhã desta sexta (17).

O objetivo da iniciativa é incrementar a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial neste período da crise causada pelo novo coronavírus. De acordo com o diretor da PIC, Leonardo Henrique Dondoni, parcerias como estas fortalecem os trabalhos desenvolvidos na unidade penal em relação à profissionalização dos presos.

“A panificação é um destes projetos e, por meio dela, têm sido possível atender várias entidades assistenciais do município. Poder estender este projeto ao Provopar é de grande importância, uma vez que vamos beneficiar uma grande quantidade de pessoas”, destacou Dondoni. Para a realização destes trabalhos, a unidade conta com união de outras instituições do município.

“O Conselho da Comunidade, por exemplo, é um parceiro de longa data da PIC e, juntos, desenvolvemos projetos que visam a reinserção profissional dos apenados, por meio da qualificação profissional”, afirmou o diretor da PIC. No caso deste projeto, a entidade compra os insumos e os detentos são responsáveis pela produção dos alimentos.

HORTA - Além dos pães, os kits de hortaliças doados às famílias também são produzidos por presos da PIC. “Elas são cultivadas em uma horta já implantada na unidade, que agora está sendo ampliada, por meio de recursos disponibilizados pelo Conselho da Comunidade”, explicou Dondoni. Cada kit contém alface, almeirão e cebolinha, tudo fresco e produzido sem o uso de agrotóxicos.

Conforme explica o presidente do Conselho da Comunidade de Cascavel, Jair Dutra de Oliveira, o projeto surgiu de uma demanda apresentada pelo Provopar Estadual à instituição. “Além de ajudar as famílias que mais precisam, ainda estamos contribuindo para que o apenado tenha remição de sua pena, sendo uma oportunidade para ele se qualificar e quando retornar ao nosso convívio tenha a possibilidade de conseguir um trabalho e ter a sua própria renda familiar”, enfatizou.

Após comprar os insumos, o Conselho os entrega à PIC e os presos colocam a mão na massa. Uma vez prontos, os kits são encaminhados ao Provopar, responsável por distribuir os alimentos às famílias que mais precisam. De acordo com a coordenadora do Provopar de Cascavel, Néia Alberton, a demanda de pessoas em situação de vulnerabilidade social tem aumentado nas últimas semanas.

“Com certeza esse apoio vai fazer toda a diferença, pois é uma grande parceria que vem ajudar os mais necessitados neste momento difícil. Só temos a agradecer ao Conselho da Comunidade e à PIC pelo apoio”, enfatizou Alberton.

Em Cascavel, de acordo com ela, a instituição atende mais de 5,6 mil famílias com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, cidadania e humanização dos que mais precisam.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.