Cascavel

Projeto de Extensão da Unioeste aborda a importância da educação financeira

O projeto realiza ações de sensibilização junto à comunidade acadêmica e externa so...

11 mai 20 - 17h30 Redação NPR Online
Projeto de Extensão da Unioeste aborda a importância da educação financeira

Desde 2008, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, possui o projeto de extensão Primeiros Passos em Economia e Cidadania: uma contribuição para a Região Oeste do Paraná. O projeto realiza ações de sensibilização junto à comunidade acadêmica e externa sobre a importância da educação financeira para escolhas mais equilibradas, saudáveis e autônomas no uso do dinheiro nas diferentes fases de vida.

Entende-se que pessoas educadas financeiramente falam mais abertamente sobre questões que envolvem o dinheiro, possuem maior autocontrole e por isso ajustam de maneira mais adequada suas escolhas entre presente e futuro, poupam e investem com o intuito de manter sua qualidade de vida e autonomia de decisões ao longo do tempo, e ainda lidam melhor com as intercorrências da vida e da economia.

A professora Mariangela Pieruccini Souza explica que essa condição ideal nem sempre acontece de maneira automática, precisando ser incentivada e estimulada. “Nesse sentido, pode-se dizer que esse projeto busca motivar as pessoas a melhorar e rever seu conhecimento, comportamento e atitudes no que diz respeito à definição de prioridades e ao planejamento financeiro familiar, independentemente do nível de renda, no intuito de alcançar os objetivos definidos e os propósitos para uma vida mais plena e com significado”.

Nesse momento de pandemia em que as atividades de extensão presenciais não são possíveis, o projeto está desenvolvendo ações de pesquisa para a produção de materiais voltados ao esclarecimento das principais dúvidas, no que diz respeito à renda, trabalho, organização e planejamento financeiro. “A exemplo o e-book Resiliência das Empresas lançado no último dia 5 e folders de dicas”.

O projeto também iniciará em breve o atendimento à população mediante um canal de 0800 disponibilizado pela Instituição

Via: Agência de Noticias da Unioeste - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.