Paraná

PRF realiza ação humanitária de modo a prestar apoio a imigrantes venezuelanos em Foz do Iguaçu

A ação humanitária de modo a prestar apoio aos imigrantes venezuelanos residentes n...

11 mai 20 - 12h14 Atualizado 11 mai 20 - 12h16 Redação NPR Online

A Comissão Regional de Direitos Humanos da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Associação de Venezuelanos de Foz do Iguaçu (ASOVENFI) promovem uma ação humanitária de modo a prestar apoio aos imigrantes venezuelanos residentes no município, através da arrecadação, transporte e entrega de suprimentos de higiene pessoal/ambiental, equipamentos de proteção individual (EPIs) e alimentos, bem como realizar o trabalho de sensibilização sobre a importância da higienização para evitar o contágio do COVID-19.

Diante das crises enfrentadas na Venezuela, com graves ameaças à violação de direitos humanos, diversos venezuelanos buscaram refúgio em Foz do Iguaçu. Mas enfrentam grandes dificuldades, agravadas pela pandemia do Novo Coronavírus.

Atualmente, residem cerca de 300 imigrantes no município em situação de vulnerabilidade. E, para apoiar e orientar esta comunidade, foi criada a ASOVENFI (apoiada pelo projeto de extensão denominado “Clínica de Direitos Fundamentais Sociais e Migração”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOSTE), a qual faz o intermédio para a regularização de refúgio no Brasil, assim como da autorização de residência no país. Vale destacar que todos já estão inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A saber, a maioria estava empregada em redes hoteleiras, lojas comerciais,  supermercados, entre outros estabelecimentos. Com a pandemia, muitos perderam seus trabalhos, e não conseguem suprir, sequer, as necessidades básicas de saúde, moradia, higiene e alimentação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, pessoas que vivem em condições precárias de higiene estão mais suscetíveis ao contágio pelo COVID-19, potencializando, inclusive, a sua disseminação.

Enfim, a ação busca a promoção da dignidade da pessoa humana em meio à crise decorrente da pandemia, através do envolvimento do próprio quadro de servidores da PRF, além de outras instituições e entidades públicas e privadas parceiras.

Para quem puder colaborar com doações de máscaras de pano (ou tecido para sua confecção), luvas, álcool 70%, álcool em gel, sabão ou sabonete, detergente, água sanitária e alimentos não perecíveis entre em contato ou encaminhe os itens à Delegacia da PRF em Foz do Iguaçu. 

Via: Assessoria PRF Foz do Iguaçu - Foto: Divulgação


Whatsapp NPR Online - Envie sugestões de Pautas, Fotos ou Videos, para o nosso WhatsApp que a nossa equipe irá atender você, ou entre em nosso grupo do WhatsApp e recebe as principais notícias em primeira mão: https://bit.ly/39HAJmd


Postagens Relacionadas
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.